1 Operadoras não buscam antena após cancelamento da assinatura, Sex Abr 18, 2014 2:52 pm
Admin
Admin
Volta e meia nós vemos por aí alguém perguntando: Se eu cancelar a assinatura da tv por assinatura será que a operadora vai mandar o técnico buscar a antena parabólica?
Para esta questão a resposta é muito simples, não, a operadora não vai mandar buscar a antena parabólica e o motivo é muito simples.
Todo mundo tem na cabeça que a antena parabólica usada pelas operadoras de tv por assinatura, a antena offset, geralmente de 60cm com LNB simples ou duplo, custa muito caro, em termos isto é até verdade.
A antena offset custa caro se for comprada pelo assinante, no comércio varejista, no entanto, para a operadora de tv por assinatura que compra milhares de antenas ao mesmo tempo, o custo do conjunto formado por antena, LNB e cabos custa muito, muito barato.
E quando digo muito barato, é muito barato mesmo, coisa de R$ 20,00, R$ 15,00.
E não é só a antena que custa barato, o valor do receptor também é bem baixo, coisa de R$ 100,00 os receptores HD.
Já o valor pago pela visita técnica e instalação é que custa mais caro à operadora, já que esse é um investimento que ela não vai recuperar, elas pagam em média R$ 35,00 por visita técnica para instalação do equipamento e antena.
Quando o cliente cancela a assinatura a operadora manda o instalador buscar o receptor pois ele ainda estará em um estado de conservação bastante aceitável e poderá ser instalado na casa de outro cliente. O instalador não recebe R$ 35,00 pela retirada do receptor na casa do assinante que cancelou a assinatura.
Mas se a operadora mandasse retirar a antena aí seria só prejuízo, pelo serviço de retirada da antena parabólica ela teria que pagar em média os R$ 35,00 e estaria recuperando um equipamento que está com já cara de usado, em que o LNB estará com um desgaste natural, talvez até enferrujado e com rendimento menor que um equipamento novo.
Já pensou pegar uma antena usada e chegar na casa de um novo assinante e dizer que vai instalar esta antena com aspecto feio? O cliente já iria achar ruim e reclamar com a operadora não é? Quem sabe até mesmo desistir da assinatura.
Então no mínimo a operadora teria que mandar pintar a antena novamente e trocar o LNB por um novo.
Conseguiu perceber que fica mais caro retirar, dar manutenção em uma antena usada para depois instalar na casa de um novo cliente do que simplesmente levar uma antena novinha que custa muito mais barato para o operadora?
Além do mais o cliente fica muito feliz ao ver o instalador chegar com uma antena novinha na casa dele e instalar, pois dá um aspecto de que ela custa caro e com isto o cliente se sente valorizado.
E é por isto que as operadoras não mandar retirar a antena parabólica da casa dos assinantes que cancelaram.