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A SES anuncia hoje (23) que Airbus será responsável pela fabricação do SES-14, satélite que vai atender os mercados de dados empresariais, mobilidade e de vídeos nas Américas e na região do Atlântico Norte. O valor do negócio não foi divulgado. O lançamento faz parte da estratégia de crescimento da empresa, que também conta com os satélites SES-15 e SES-16/GovSat, todos com lançamentos previstos em 2017.

O novo satélite equipamento vai operar na posição orbital 47.5/48 graus Oeste, substituindo o atual NSS-806, adicionando nova capacidade à posição. De composição híbrida, o SES-14 vai ter feixes em bandas C e Ku cobrindo a América do Sul e o Atlântico Norte. Também vai ter feixes em bandas Ku e Ka do tipo HTS (High Throughput Satellite, em inglês) sobre as Américas e o Atlântico Norte.

Os feixes de banda Ku de ampla cobertura do SES-14 permitem um aumento da oferta de capacidade para atender à crescente demanda de plataformas de vídeos Direct-to-Home (DTH) e Direct-to-Cable nas Américas e também para garantir continuidade para os serviços VSAT existentes. Por outro lado, os feixes multi-spot de bandas Ku e Ka possibilitam a transmissão de dados de alta capacidade, ideais para aplicações como backhaul para telefonia móvel, serviços marítimo e aeronáuticos. O investimento já estava previsto no plano de negócios apresentado pela SES ao mercado.

O satélite contará exclusivamente com propulsão elétrica e será equipado com um sistema elétrico de plasma para a chegada à órbita geoestacionária e para manobras de posição orbital. Este sistema proporciona uma redução significativa no peso do satélite, permitindo que maiores cargas úteis possam equipar o satélite.

Além disso, contará com um Processador Transparente Digital (Digital Tranparent Processor), aumentando a flexibilidade para fornecer soluções e capacidade customizadas para clientes SES. Martin Halliwell, Diretor de Tecnologia da SES, comenta que o satélite “complementa a capacidade dos satélites de alto rendimento (HTS) da O3b em órbita média”, que ajuda a empresa a entregar uma oferta única e integrada.

Já os novos SES-15 e SES-16/GovSat usarão as mais recentes tecnologias para atingir melhor performance e maior eficiência no espaço. Eles serão fabricados por Boeing e Orbital AKT, respectivamente, elevando o número total de satélites sob contrato da SES para sete, dos quais seis trazem capacidade incremental.

O SES-15 também é um equipamento híbrido, que usa banda Ku, Ka tanto em feixes de ampla cobertura quanto na tecnologia HTS. Já o SES-16/GovSat é um satélite multimissão, com feixes de alta potência direcionáveis para missões governamentais. Ele será propriedade e operado pela LuxGovSat, uma joint-venture entre a SES e o governo de Luxemburgo.

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